sexta-feira, 25 de maio de 2018

Metodologia: 1ª, 2ª, 3ª e 4ª etapas


1ª etapa: Escolha do tema “Um olhar para as nascentes”.
Neste primeiro momento nenhum aluno se interessou em participar do projeto. Alegaram que estavam enjoados de fazer trabalhos sobre água.

2ª etapa: Diagnóstico do conhecimento acerca do tema água.
Os alunos sabiam da importância da água para os seres vivos e para as atividades humanas. Porém quando perguntei sobre o que estava acontecendo em Pitangueiras, todos disseram que estava faltando água em casa, mas ninguém tinha noção de onde vinha a água que abastecia a cidade e o que realmente estava acontecendo. Foram várias as hipóteses: desperdício da população, culpa do prefeito, bomba quebrada, a nascente secou, entre outras. Surgiu neste momento o interesse pela pesquisa.

3ª etapa: Pesquisa sobre conceitos científico biológicos e geográficos como: nascente, assoreamento, eutrofização, erosão, poluição e mata ciliar. Pesquisa do Novo Código Florestal Brasileiro e da Lei Federal n° 4771/65, art.2°, determina que, em Nascentes, as matas ciliares devem ocupar um raio de 50 metros; e que rios de até 10 metros de largura, necessitam de 30 metros de mata ciliar em cada margem e ao longo de seu curso.

4ª etapa: Alguns alunos foram na Estação de Tratamento de Água para investigar de onde vinha a água que abastecia a cidade.
Constataram que vinha do Córrego das Pitangueiras e de outros açudes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário