1ª etapa: Escolha do tema
“Um olhar para as nascentes”.
Neste primeiro momento
nenhum aluno se interessou em participar do projeto. Alegaram que estavam
enjoados de fazer trabalhos sobre água.
2ª etapa: Diagnóstico do
conhecimento acerca do tema água.
Os alunos sabiam da
importância da água para os seres vivos e para as atividades humanas. Porém
quando perguntei sobre o que estava acontecendo em Pitangueiras, todos disseram
que estava faltando água em casa, mas ninguém tinha noção de onde vinha a água
que abastecia a cidade e o que realmente estava acontecendo. Foram várias as
hipóteses: desperdício da população, culpa do prefeito, bomba quebrada, a nascente secou, entre
outras. Surgiu neste momento o interesse pela pesquisa.
3ª etapa: Pesquisa sobre
conceitos científico biológicos e geográficos como: nascente, assoreamento,
eutrofização, erosão, poluição e mata ciliar. Pesquisa do Novo Código Florestal
Brasileiro e da Lei Federal n° 4771/65, art.2°, determina que, em Nascentes, as
matas ciliares devem ocupar um raio de 50 metros; e que rios de até 10 metros
de largura, necessitam de 30 metros de mata ciliar em cada margem e ao longo de
seu curso.
4ª
etapa: Alguns alunos foram na Estação de Tratamento de Água para investigar de onde
vinha a água que abastecia a cidade.Constataram que vinha do Córrego das Pitangueiras e de outros açudes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário